LOTEAMENTO
COMO FUNCIONA?
Um bom projeto de loteamento é primordial para definir a viabilidade do empreendimento. Dentro do mercado imobiliário, investidores buscam saber quais são as benfeitorias que um empreendimento vai oferecer ao final do projeto. Por isso, o planejamento e a apresentação ao cliente deve ser feita da melhor maneira possível.
Investir em um projeto de loteamento quase sempre é uma boa opção, pensando num retorno a longo prazo. O potencial de valorização é a principal variável na hora da compra, que está diretamente ligado ao projeto de infraestrutura que será implantado.
Num projeto de loteamento, diversos parâmetros são levados em consideração. Todos eles podem ser considerados serviços essenciais para a manutenção e garantia de uma boa qualidade de vida.
Alguns pontos para observar: projeto de drenagem e saneamento, terraplanagem, demarcação das vias, demarcação dos lotes, pavimentação de qualidade, iluminação pública, acesso fácil e seguro, segurança patrimonial, localização. Também é interessante conhecer o histórico do local onde será feito o projeto de loteamento: o que funcionava ali antes? qual é o tipo de solo? como é o clima da região? Quanto mais informações se tem sobre o empreendimento, melhor.
Todos esses são fatores que podemos chamar de “físicos”, isto é, estão ligados à infraestrutura, localização, solo, acesso.
Ainda em dúvida sobre o que precisa? Confira o que ofertamos dentro do Projeto de Loteamento!
Os estudos preliminares predefinem a ocupação da gleba em relação aos usos a serem adotados, às respectivas dimensões, ao relevo, aos aspectos da vizinhança, aos relatórios ambientais específicos, entre outros, aliados às exigências constantes nas legislações pertinentes e nas restrições urbanísticas previamente fornecidas pelos poderes públicos competentes.
Tais estudos são complementados pela composição digital, acima exposta, que permite a visualização da área através de um levantamento planialtimétrico previamente executado, sobreposto a uma imagem aerofotogramétrica.
ESTUDOS
PRELIMINARES
PROJETO BÁSICO DE LOTEAMENTO
Para a elaboração do Projeto Básico de Loteamento, é muito importante respeite a declividade do terreno original, isto é, observar a topografia do terreno e a partir dai elaborar projetos relativos ao parcelamento urbano / loteamentos, ao qual deve proporcionar o equilíbrio entre a aplicação de técnicas próprias, precisas, legais, racionais e o mínimo de intervenções ou agressões desnecessárias ao meio ambiente.
Nos propomos a criar um local próprio e único, com as características pertinentes e necessárias para um público específico que irá usufruir os espaços resultantes do respectivo parcelamento, visando idealizar um lugar ideal para se morar, trabalhar e se divertir.
- Projeto de Terraplenagem;
- Projeto Geométrico;
- Projeto de Pavimentação;
- Projeto de Rede de Abastecimento de Água;
- Projeto de Drenagem;
- Projeto de Esgoto Sanitário;
- Projeto de Rede de Energia (Baixa e média tensão e iluminação pública);
- Projeto de Sinalização;
- Projeto Orçamentário;
- Projeto de Parcelamento do Solo (urbanístico);
- Projeto Paisagístico;
- Projeto Ambiental;
- Projeto Arquitetônico;
PRODUTOS
DISPONÍVEIS
PRAZO
A elaboração de projeto de terraplenagem leva aproximadamente de 1 mês a 2 mêses podendo, ainda, demandar prazo superior, dependendo da complexidade do caso.
Para a regularização, o prazo depende da eficiência dos órgãos responsáveis pelas aprovações dos projetos, além de aproximadamente mais 3 meses no respectivo cartório. Assim sendo, a regularização completa do seu loteamento levará de 1 ano à 2 anos podendo, ainda, demandar um prazo superior, a depender da complexidade do caso.